yoga mom

11.10.14






PT
A Rita D. escreveu-me uma mensagem que me deixou enternecida.
«Querida Filipa, ontem fui fazer as vindimas à quinta da minha avó, cheguei tarde a casa mas ainda li o teu artigo e hoje às 6h00 estava a beber água quente com limão e depois da prática bebi um sumo verde :)»
o segredo da vida está nestas pequenas coisas, nas pequenas mudanças, passo a passo, que nos dão energia, nos tornam saudáveis, nos fazem, a longo termo, felizes. porque nos sentimos bem. boa Rita, fico orgulhosa e assim também me inspiras a continuar a partilhar tudo o que tenho vivido e aprendido! 
por causa desta mensagem decidi hoje dedicar este post às mães. mães, como eu, de filhos pequenos, que exigem muita atenção e muito de nós. mães, como eu, que se debatem uma lista imensa todos os dias de coisas para tratar sem saber onde está o tempo. mães, como eu, que chegam ao fim do dia exaustas e quase sempre sem tempo para cuidar de nós. 
o meu segredo? é preciso disciplina e a primeira coisa é a minha prática de yoga matinal. acordo antes de toda a gente na casa, 5 da manhã é normal para mim. e é aquela hora e meia que me vai dar força para o resto do dia. tomo um duche, bebo a minha água, faço a minha prática que é de yoga (mas poderia ser dar um passeio, de fazer exercícios em casa, de meditação). usufruo desse tempo, ouço o nascer do dia, coisa mais linda. quando vou acordar as minhas filhas às 6h30, estou forte e preparada para o dia que aí vem, com as surpresas e alegrias ou chatices do costume. vai ser sempre assim. 
esta minha disciplina construía. não veio de um dia para o outro. comecei pequenino, com aquilo que podia dar. depois os resultados vêem e cada dia vem com mais força, porque cada dia, cada mês e cada ano sinto que estou a fazer o melhor, para mim e para os que me rodeiam.
A Rita na sua mensagem escreveu «quando li a tua história confundi a tua vida com a minha. Gostava muito que escrevesses sobre essa rotina que tens e ser mãe. Quando dizes não comer depois das 19h00 apesar de imaginar o bom que seria para mim, vejo difícil porque o tiago (meu marido) chega tarde a casa». 
percebo-te tão bem Rita. aqui em casa tivemos a mesma questão. há dias e dias e ser flexível (qualidade que vem com a prática do yoga) é importante e necessário. 
nós já começamos a transformação há vários anos a mudar e tudo devagarinho foi encaixando. o meu marido percebeu o importante que é para mim e meninas comer cedo. começamos com uns dias da semana que esperávamos por ele, outros não. temos a sexta, sábado e domingo garantidos com ele. entre segunda, terça, quarta e quinta gerimos, uns com ele, outros não (adoramos os nossos jantares a 3 a ver um filme!). 
a criatividade também ajuda nestas coisas! arranja a vida de acordo com o que te diz o coração. e com o tempo, te digo Rita, o teu marido vai começar a chegar mais cedo. ele vai ver o bem que traz à família. e vai querer fazer parte. se não conseguir nada de stress. há um lado bom em tudo! se ele chegar a casa com tudo pronto e puder usufruir das crianças, brincar, conversar, ler-lhes uma história.  quality kids time! depois de as pôr a dormir, acompanha-lo tu a jantar, só os dois. o casal também precisa. e um dia os filhos crescem e tudo muda de novo.
ps a foto é da sempre maravilhosa lente da Rita Ferro ♡.

EN
Rita D. wrote me a message that left me with such a tender feeling. 
"Dear Philippa, yesterday I went to the harvest the vines of my grandmother, I came home late but still read your article and today at 6:00 am I was drinking hot water with lemon and after practicing drank my green juice :)» 
the secret of life is in these small things, small changes, step by step. that gives us energy, make us healthy, in the long term, happy. because we feel good. great Rita I am so happy for you and you inspire me to also continue being here! 
this message made me dedicate my post today to mothers. mothers, like me, with small children that require a lot of attention and a lot of us. mothers, like me, struggling a huge list every day of things to deal with, not knowing where time. mothers, like me, who arrive at the end of the day exhausted and often without time to take care of ourselves. 
my secret? it takes discipline and the first thing is my morning yoga practice. i wake up before everyone in the house, 5 am is normal for me (often earlier). that one hour and a half will give me strength and good energy for the rest of the day. I take a shower, drink my water, do my yoga practice (could be taking a walk, doing home exercises, meditation). i take my time. i listen to the sounds of the raising day. when I wake up my daughters, I am strong and prepared for the day that will no doubt have surprises and joys and annoyances. it will always be so.
and my discipline is stronger every day, because every day, every month and year I feel I'm doing the best for myself and those around me. 
Rita also wrote me "when I read your story I confuse your life with mine. Grateful for your sharing. I would like that you share about your routine as a mother. not eating after 19h00, despite imagining how good it would be for me, I see it difficult because my husband always comes home late".
I understand you so well Rita. Here at home we had the same issue. so we have days and we should be flexible (quality that comes with the practice of yoga). 
we started the transformation years ago. slowly. with time my husband realized how important it is for me and girls to eat early. we changed. somedays of the week we wait for him, others not (we love our movie nights the 3 together:). be creative! manage your life with your heart.
with time, i can tell you Rita, your husband will begin to arrive earlier. he will see the good it brings to the family. and will want to join. if not, don't stress. there is a bright side to everything! if he arrives home with all set, he has time to enjoy the kids, play, talk, read them a story. quality kids time. and after putting them to bed, you have him for you. the couple also needs. one day the children will grow up and everything changes again.
ps photo credits to my magic sister Rita Ferro ♡.

No comments:

Post a Comment