Why Yoga?

29.5.18














PT
Porquê o yoga?
No início deste ano, investigadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, publicaram um estudo que mostra como uma técnica simples de yoga reduz os níveis de stress.
Há muito que os yogis sabem que práticas como a meditação ou o yoga reduzem doenças e nos fazem sentir bem. Mas só agora é que os cientistas se têm preocupado em associar os benefícios das práticas espirituais aos efeitos no corpo. Tudo a seu tempo. Agora parece que a sociedade está preparada. Ainda vai resistindo... ainda hoje de manhã fui fazer exames e estava em conversa sim prática com a medica a falar da vida e estávamos entretidas uma com a outra. Quando me perguntou o que eu fazia e disse que dava aulas de yoga ahaha haviam de ver a cara de desapontamento. «mas então é essa a sua formação?», perguntou insistindo em algo mais concreto na sua maneira de ver as coisas. Sim tirei Direito e fui Jornalista... «ah fantástico e jornalista onde?». Ficou descansada... afinal também fazia algo... mas eu disse «agora faço o que acredito e onde sou necessária». Porque o yoga me mudou. 
Podem ver aqui a minha entrevista sobre os benefícios do yoga à Ana Rita Clara. O yoga tem tantos que a pergunta devia ser inversa... porque não fazer. Um deles é mudar... crescer... eu mudei e cresci e ser jornalista ou advogada não é uma identidade, é apenas um serviço. Eu sou eu. E o meu serviço é partilhar o que sei de yoga. Vejam os horários aqui e escrevam para mim para aulas privadas ou infos sobre retiros. 
Até já tribo saudável. E feliz lua cheia, sentem-se logo à janela e recebam a sua energia maravilhosa. E conectem com o seu lado feminino (sim homens também) porque a lua é o feminino em nós. E que linda que é. Partilho uma playlist linda para este dia. Enjoy!

EN
Why yoga?
Earlier this year, researchers at the University of California, Los Angeles, published a study that shows how a simple yoga technique reduces stress levels.
Yogis have long known that practices such as meditation or yoga reduce illness and make us feel good. But it is only now that scientists have been associating the benefits of spiritual practices with effects on the body. 
All comes in the right moment :) it seems now society is prepared. Still resisting dough... this morning I went to do some regular medical exams and I was in nice conversation with the doctor talking about life and we were having fun with each other. When she asked me what I was doing and I said  I was teaching yoga classes... ahaha.. you should have seen her disappointed face «But is that your studies?», she asked, insisting on something more concrete that would fit in her way of looking at things. Well, I studied Law and I was a Journalist ... «fantastic ah and journalist where?» I replied  «now I do what I believe in and where I am needed». Because yoga has changed me.
Yoga has so many benefits that the question should be the reverse ... why not do it. It changes you ... makes you grow ... I have changed so much and grown and I am at service... check my schedule here.  Just write me!
Happy full moon, sit right at the window and receive your wonderful energy. And connect with your feminine side (yes men too) because the moon is the feminine in us. And how beautiful she is. I share a beautiful playlist for you to enjoy this special day. Enjoy!








Why retreat yourself?

28.5.18


PT
Os retiros são sempre espaços de magia, profundos. Tal como eu adoro.
Exploramos, conhecemos, tocamos limites, sentimos as emoções, temos tempo, temos espaço, partilhamos. Por vezes choramos. Muitas vezes mudamos a vida. Para melhor, fazemos compromissos de mudança, como passar a ter yoga na nossa vida. Eu já estou feliz de ver todos os dias a Filipa, que veio com o seu querido pai fazer o retiro, e que agora pratica comigo sempre que pode. E já evoluiu tanto! e já começou também a sentir a transformação que o yoga nos oferece! 
Um retiro é uma experiência. Uma viagem ao nosso espaço, aos nossos sentidos. Tudo importa, a prática matinal e pela tarde, o que comemos, como dormimos, o passeio que fizemos, a meditação que fizemos, aquela planta que nos chamou a atenção por ser tão pura. A natureza que nos rodeia. Um retiro é isso. e nós precisamos disso. De nos retirarmos e sermos apenas nós. E aprendermos técnicas para continuar a praticar esse bem-estar. 
Vejam este link para saberem os que vêm aí e estejam atentos porque mais virão!

Este na Arrábida é qualquer coisa. Aquela natureza, aquela serra é de um poder absolutamente transbordante. Foi o terceiro e espero que sejam muitos mais. Para o ano lá estarei com a mesma equipa, que já me conhecem, e eu a eles, já os sinto como família. A querida Célia que sempre toma conta de nós, a super eficiente Isabel que organiza tudo ao pormenor, todos os senhores que tomam conta do Convento, claro o senhor Quirino que é um histórico do local e que sabe todas as histórias que aquelas paredes escondem. Há, no entanto, uma senhora que desta vez quero prestar aqui uma homenagem. A Sra Piedade, a cozinheira do Convento da Arrábida há 27 anos. Aquela senhora - que nunca veio fazer aula nenhuma porque tem de estar preocupada em dar bom alimento aos yogis depois da prática - é a minha grande parceira durante o fim de semana. Sem ela, a magia que ali se gera não seria possível. 
Cada ano as ementas estão melhores! Panquecas de aveia, sumos naturais sem açucares, saladas maravilhosas, pão de cereais, bolo de alfarroba com banana, quinoa, sopa miso, eu sei lá... a Sra. Piedade estava inspirada e estava tudo delicioso. Esta senhora é uma yogi ela própria. Sempre bem disposta, sempre alegre, sempre a sorrir cheia de amor para dar a quem a rodeia. A sua comida é boa por isso, está cheia do amor que esta senhora oferece. A Arrábida é aquele sítio mágico naturalmente atrai pessoas que usam a sua magia. Queria aqui aproveitar para deixar um forte abraço de agradecimento a ela!

Outra surpresa destes retiros são as colaborações que recebemos.
Um agradecimento à Rituals que sempre me apoia e que gosta de mimar toda a gente com seus produtos maravilhosos. 
E desta vez a surpresa foi a Maria Granel que nos visitou e que fiquei fascinada! Já conhecia a loja mas a Maria Granel é muito mais do que uma loja, é um conceito, é uma forma de estar na vida. Espreitem o site e comprem uma palhinha para os seus filhos e uma escova de dentes em bamboo e um desodorizante natural tão importante!!! nós aqui em casa já usamos isto tudo há bastante tempo! 
A Maria Granel ainda trouxe a Criatividade o Lume, um projeto de duas meninas lindas que adorei, espreitem aqui. Elas fizeram umas energy balls com cacau e tâmaras que ficaram deliciosas! Vejam esta receita de panquecas de batata doce que elas partilham no blog! Que delícia...
E, por fim, um beijo enorme a todos os que conheci - parece que os retiros escolhe pessoas especiais, nem sei explicar! Mando um beijinho a todos e um em especial à Joana e à sua Paz.

EN

The retreats are always space for magic, for some deepness, some inner coziness. Just as I love it.
We explore, we grow, we touch limits, we feel the emotions, we have time, we have space, we share, we create, we co-create. Sometimes we cry. Many times we change our lives. For the better, we commit to move on, tom change, to manifest.
A retreat is an experience. A journey to our space, to our senses. We practice in the morning and in the afternoon, we eat conscious food, we sleep surrounded by nature, we meditate, we listen to the animals around us, we dance, we look at that plant that caught our attention because it was so pure. A retreat is that. A re-treat, a treat to ourselves. We need that. Wee need this ij order to reset priorities, we need to stop and listen to our breath. 

Namaste 



















Madeira for the first time

22.5.18
PT
Vou à Madeira pela primeira vez na vida. Que sonho. Obrigada à Emilie (cliquem para ver o site lindo!) que me desafiou e com quem tem sido um prazer trabalhar. Estou ansiosa por te dar um abraço Emelie.
Não caibo em mim de alegria 
Sinto-me abençoada, feliz.
Nunca fui à Madeira e que honra que é ir ensinar e partilhar a minha experiência!
Espero ver-vos lá!

Aqui fica o programa - ainda se podem inscrever. 
Contacto: 
info@emiliemangoni.com

Datas: 15, 16, 17 de junho
Programa:
Sexta-feira 15 Junho
19:30: Apresentação do livro Yoga-Me (Livre, aberto ao público)


Sábado 16 Junho
8h00 – 09h30: Prática de Ashtanga Yoga guiada
10h00: Break
11h- 12h30: Workshop Yoga
O que é o yoga?
Obstáculos à prática
Os 8 passos do Ashtanga Yoga
Relaxamento Final


Domingo 17 Junho
8h00 – 09h30: Prática de Ashtanga Yoga guiada
10h00: Break
11h- 12h30: Tristana Method Workshop
Círculo de encerramento

LOCAL:
Hotel GaloSol – Caniço de Baixo

Happy Mother´s Day ~ To The Roots Women's Retreat 🌸

6.5.18


PT

Hoje é dia da mãe. Um dia e todas nós, mães, mulheres, filhas, irmãs, guerreiras. Somos uma e uma somos um todo. Nós que damos vida, que cuidamos, que nutrimos, que alimentamos. 
É dia da maternidade e da fertilidade. 
A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Uma festa que honrava o costume de adorar a mãe.
Isis é a deusa egípcia cultuada como modelo da mãe e da mulher ideal, protetora da natureza e da magia. Ísis é a deusa da maternidade e da fertilidade.
Todos somos deusas, vamos celebrar o nosso poder de sermos mulheres. 
E porque o Universo é cheio de sabedoria recebi um presente que queria convidar e também celebrar. Um retiro dedicado a nós ao lado de uma sister linda que já seguia há muito e conheci agora no Bali spirit Festival. A Maria Terra, uma menina linda e poderosa com uma sabedoria incrível e um dom muito único de saber ser mulher no seu pleno. 
Este é um sonho que andava a querer. Um retiro dedicado a nós, mulheres, irmãs. Estão para lá de feliz. A Maria Terra é uma mulher fantástica que já sigo há muito tempo e que, claro, conheci em Bali. Ali ficou plantada a semente. Agora materelizou-se. As duas vamos criar um retiro de sonho com yoga, surf, cristais, dança, uma cerimónia de cacau... vai ser um sonho.
Gostava muito que viessem porque vai ser lindo demais

Uma semana de estudo profundo e alegria para as irmãs de alma no mais típico e belo português parque natural da costa sudoeste de Portugal
7 a 13 de julho de 2018
Aljezur, Costa Vicentina
Com Filipa Veiga (Professora de yoga e blogger) e Terra (professora de Hatha Yoga e facilitadora da sabedoria indígena, trabalho de corpo e espírito)
Foco: Surf, Yoga, meditação, natureza, trabalho da alma

Sobre o retiro 
Mergulhe nas raízes do seu ser e represente a maravilhosa mulher que você é. Acorde com a beleza da vida e reconheça que somos filhas da terra. Vamos mover nossos corpos em yoga e dança, relaxar em banhos de som, trabalhar com nossa intuição em fazer nossos próprios medicamentos fitoterápicos, desfrutar de uma cerimônia de cacau e compartilhar nossas histórias pelo fogo.
Este retiro é aproveitar a experiência de estar em fluxo ao surfar ondas e depender de sua compreensão do Oceano Mãe em nossas oficinas de leis da natureza temperadas com a sabedoria nativa americana.
Vamos nos unir e compartilhar nossa sabedoria coletiva.

para as irmãs da alma!
Este é um retiro de mulheres de força total que inclui
:: Yoga, Surf e introdução ao trabalho indígena ::
Meditação, pranayama, cura pelo som, cerimónia de cacau, dança intuitiva e orgânica, trabalho com flores e cristais da Amazônia, oficina de remédios naturais, alimentos orgânicos ...

Mergulhe nas raízes criativas do seu ser e incorpore a mulher bonita e poderosa que você é. Acorde para a vida e nosso potencial como curadores. Reconheça que somos filhas da terra. Nós abraçamos a nossa própria vida, chamamos a atenção para os diferentes aspectos do nosso ser, assumimos a responsabilidade e desfrutamos das nossas vidas!

Todas as infos: clique aqui


EN
Today is mother's day. One day and all of us, mothers, women, daughters, sisters, warriors. We are one and one are a whole. We who give life, who care, who nourish, who nourish.
It is a day of motherhood and fertility.
The oldest celebration of Mother's Day is mythological. In ancient Greece the entrance of spring was celebrated in honor of Rhea, the Mother of the Gods. A party that honored the custom of adoring the mother.
Isis is the Egyptian goddess worshiped as the model of mother and ideal women, protector of nature and magic. Isis is the goddess of motherhood and fertility considered to be the protector of women in particular.
We are all goddesses, let's celebrate our power to be women.
And because the Universe is full of wisdom I received a gift that I wanted to invite and also celebrate. A retreat dedicated to us alongside a beautiful sister who I follow for long and met now at the Bali Spirit Festival. Maria Terra, a beautiful and powerful girl with incredible wisdom and a very unique gift to know how to be a woman in her full.The two of us will create a dream retreat with yoga, surf, crystals, dancing, a cocoa ceremony ... it will be a dream.
A retreat dedicated to us, women, sisters. I am so happy.  I really wish you can join because it will be too beautiful.

About the Retreat
A week of deep self study and joy for soul sisters you will enjoy your stay in a a typical Portuguese house in the stunning South West Coast of Portugal
July 7 - 13, 2018

With Filipa Veiga (Yoga Teacher & blogger) & Terra (Hatha Yoga teacher & facilitator of indigenous wisdom, body & spirit work)
focus: Surf, Yoga, meditation, nature, soul work



Dive to the roots of your being and embody the wonderful woman that you are. Wake up to the beauty of life and recognize that we are daughters of the earth. Let’s move our bodies in yoga and dance, relax in sound baths, work with our intuition in making our own herbal medicines, enjoy a cacao ceremony and share our stories by the fire. 
This retreat is to enjoy the experience of being in flow when surfing waves, and depen your understanding of Mother Ocean in our laws-of-nature workshops spiced with native American wisdom. 
Let's come together and share our collective wisdom. 



for soul sisters!
This is a full power women's retreat that includes 
::Yoga, Surf & introduction to Native work::
Meditation, pranayama, sound healing, cacau ceremony, intuitive & organic dance, work with amazonian flowers & crystals, workshop of nature remedies, organic food...



The time is now to wake up your inner power as a woman, as a daughter of the earth... 
Our invitation is to drop in and work with our intuitive connection to nature in a way that serves our own path and inspires the world around us.
- With the support of the elements and nature
- by moving our bodies in Yoga, asana practice and dance
- by diving into the ocean and experimenting with the art of surfing
- by relaxing to sounds and sharing stories & songs by the fire
- by learning techniques from Native traditions (how to create sacred space, natural remedies, creativity & intuition workshops)
- and by experiencing a cocoa ceremony

... we are going to empower ourselves and ignite our capacity to heal... we will experience together and learn about take care of ourserves, and recive tools to help other sisters in our communities. 

Dive to the creative roots of your being and embody the beautiful and powerfull woman that you are. Wake up to life and our potential as healers. Recognize that we are daughters of the earth. We embrace our own life, bring attention to different aspects of our being, take responsibility and enjoy our lives!


You can see all info in the following link ~ just click here






Treats and Retreats

4.5.18

PT
Há dias que produzimos a triplicar. Como se a energia viesse de algum espaço não tangível e nos envolvesse e de repente ultrapassamos os nossos limites. Esta semana foi assim. Muitas novidades boas. Muitos retiros, festivais, coisas lindas. Para a nossa tribo, a nossa comunidade de quem quer ver  e sentir um mundo melhor já. Todos os dias. 
Daqui a uma semana nos dias 11, 12 e 13 vou voltar à Serra da Arrábida para mais um retiro mágico. Ainda temos umas vagas - vejam o link aqui.  Uma coisa que gostava de passar a mensagem, em qualquer circunstâncias todos são bem-vindos, não é necessária prática regular, nem sequer já ter uma prática. É para todos... é para experimentar, viver, partilharmos tempo de qualidade juntos e começar.. começar a respirar, a usufruir, a viver. 
Volto sempre à mesma frase com que comecei o meu livro Yoga-me ... 
«Yoga é um estilo de vida, um life-style, uma forma de estar de bem com a vida e connosco próprios. Alimentarmo-nos bem, ter uma prática de yoga diária, estarmos fortes, sentirmo-nos saudáveis.
É uma busca pelo amor, um abrir do coração e uma acalmia da mente. Como quando, numa noite de lua cheia, vemos o reflexo do luar num lago calmo e sereno. Torna-se então uma busca diária de como chegar a esse estado de perfeição e de completude. Queremos ser essa paz». 
Se sentirem, venham. Um retreat faz sempre bem. Ao corpo e cabeça. 

EN
There are those days we produce the triple. As if energy comes from some outer space and suddenly we surpass our own mental limits. This week was like that. Lots of good news. Retreats, festivals, beautiful things. For our tribe, our community of those who want to see and feel a better world already. Every day. Follow the news!
In a week from now on the 11th, 12th and 13th May,  I will return to Serra da Arrábida for another magical retreat. We still have some spots - see the link here. One thing I would like to send the message across,  everyone is welcome and no regular practice is required, not even have a practice yet. It is for everyone ... it is to experience, to live, to share quality time together and ... to start breathing, to enjoy.
I always come back to the same sentence with which I started my book Yoga-me ...
«Yoga is a lifestyle, a way of being well with life and with ourselves. Eating well, having a daily yoga practice, being strong, feeling healthy.
It is a search for love, to open the heart and achieve calming the mind. Like when, on a full moon night, we see the reflection of the moonlight in a serene lake. It then becomes a daily quest for how to reach this state of perfection and completeness. We want to be that peace. »
If you feel, come. A retreat always does well. To the body and the mind.