galungan#vatatimes#yogaatbeach#theimportanceofbeingalone#handstandbythesea

28.10.13
uma semana cheia em Bali. 
depois de uma lua cheia intensa e um eclipse da lua que me afetou as noites e o meu próprio ciclo lunar!!, começou o "Natal" balinês, chama-se Galungan. 3 dias de festas, entre preparativos é uma semana de socialização e sentido de comunidade. Todos nas suas pequenas vilas se juntam em especial nos templos, rezam, comem, conversam…

Digo que é uma espécie de Natal porque é uma festa da família. O significado por trás está relacionado com uma celebração dos antepassados, os balineses acreditam que nestes dias, que são mais ou menos 10 ao todo até ao Kuningan (o fim de festa), os espíritos descem à terra para ver como estão a ser protegidas as gerações novas. Muito querido. Galungan significa, por isso, a vitória de dharma (virtude) sobre adharma (vícios). Uma das oferendas que se fazem aos deuses é o banjor que se coloca à porta de cada casa e que parece uma árvore de Natal natural e enfeitada com o requinte das folhas de palmeira e cores a adornar. São lindos. Nós fizemos o nosso com a ajuda do nosso Putu e do Pak Dewo.


Também é como o Natal, todos ficam atarefados, com tudo para fazer, de um lado para o outro há ofertas, comida para preparar, cerimónias e nós, queiramos ou não, não temos hipótese de não fazer a festa com eles. acabamos a socializar, a apreciar as energias de Bali, a cores, os banjors, os gamelões, os mantras, as oferendas, as cores das cabaias, a sua devoção à cultura. também nós nos vestimos a rigor e fomos convidados para almoçar em casa de um príncipe que aqui tem uma carga bem mais relaxada que no Ocidente… acabámos a chegar tarde porque não sabíamos como nos vestir (obrigada querida Kadek pela ajuda!) e quando chegamos já todos tinham almoçado!




Depois de muita festa e gente em casa acabei exausta e partimos em direção à praia, Pantai Putih, que significa praia branca. Para mim é como elixir ver o mar depois de estar rodeada na minha selva tropical de Ubud! O espírito daqui é lindo, muito yogic mas como portuguesa que sou sem o cheiro a maresia começo a ficar meia claustrofóbica :)




Ficamos numa cabana em cima do mar, fomos roots, sem electricidade nem água quente. 
dormimos imenso, recarregamos energias, pratiquei. e por momentos saboreei o bom que é estar sozinha, em família e sem mais ninguém. adormecer com as minhas meninas, estar com o meu marido em silêncio e sem mais ser mesmo o que quero. estar sozinho é uma necessidade, saber estar sozinho uma benção. eu, o mar, a luz e o azul. também consegui atenuar o meu desiquilíbrio vata.. que já me estava a afetar depois da agitação daqueles dias :)  
Fiz snorkeling e fiquei impressionada com a beleza dos corais e pequenos peixes ali tão perto da praia. que maravilha! E nada melhor à beira mar do que umas handstands para relembrar como era saltar e pular na praia. e pensar como a vida pode ser leve, just let it go, algo que todos os dias aprendo no meu tapete.


*love and miracles* parafraseando Emerald Star o nosso anfitrião em Pantai Putih.

full week in Bali. 
after a intense full moon and a strong lunar eclipse that change my cycle and gave me busy nights :) here we are again in Bali "Christmas", Galungan. 3 party and cerimony days! The Balinese socialise, they pray, they eat, they love to talk. 
For a westerner looks like Xmas as it is a family gadding. They believe the ancestors come back to Earth to see how the new generations are being taken care off, really sweet. Galungan means the victory from dharma (virtue) over a dharma (bad things, vice). One of the offering to the gods are the beautiful banjor that every house sets at its door. Its like a natural Christams tree, dressed up with sophistication and colours. They are magic.    We also got ours, with the help of Pak Dewo and Putu.

They all get busy, just as Christmas, offerings, food, ceremonies, and we like it or not, don't have a chance not to follow their party and just go with the flow. we end up socialising, apreciating Bali energies, and their devotion to the culture.  we also dressed up and had the honour to be invited to go and have lunch with a prince!

After parties and lots of people in the house I ended up exhausted. we went off to the beach, Pantai Putih, the white sand beach. Its like an elixir to breath the sea after some days in my tropical Ubud jungle :) I love Ubud´s spirit, very yogic, but after a while I need the smell of the sea, as a good Portuguese!

we went roots, so good and delicious. Love and a tent, no electricity, no hot water, loved it. we slept with the sun, recharged batteries, practiced by the ocean and slowed down my vata imbalance after those days :) being just with my girls and husband seemed a dream and all I wanted. me, the sea, the light, the blue ocean… and the feeling of freedom when snorkelling  the colourfull corals and the beautiful fishes. at the end just enjoyed myself doing some handstands and remember how life can be light. just let it go, something I learn every day more in my mat. 

*love and miracles* thank you Emerald Star for the lovely weekend!  

2 comments:

  1. Olá Filipa! Estava aqui a tentar enviar-te um email, mas não descobri nenhum endereço, por isso escrevo aqui. Antes de mais, desculpa estar a tratar-te com tanta informalidade, mas devemos ter mais ou menos a mesma idade e também sou jornalista (na Lusa - às tantas já fizemos serviços juntas...), senti que não fazia sentido dirigir-me a ti como "você". Descobri o teu blog há dias, através do Socorro! Sou mãe... e tive mil pensamentos. Explico: há 6 anos (uma eternidade!) estive, com o meu marido e amigos, em Bali e fiquei absolutamente apaixonada por essa terra. Acho que ainda mais que o meu marido, que é surfista! A espiritualidade que se sente no ar, o sorriso dos balineses, as paisagens, os cheiros... tudo me encantou. Quando regressei e me perguntavam do que tinha gostado mais, eu respondia sempre: dos balineses. Quando descobri o teu email, chorei. É verdade, tenho alguma vergonha de o admitir, mas chorei. Senti inveja (no bom sentido) por saber que alguém vive um sonho que poderia perfeitamente ser o meu - aprender yoga em Bali e mostrar esse mundo, essa vida às filhas (ainda só tenho uma) - que privilégio, as tuas filhas vão crescer com uma visão do mundo tão mais abrangente. Enfim, desculpa este enorme desabafo, mas queria dar-te os parabéns por teres seguido o teu sonho e por (me) mostrares que sim, dreams can come true. Não sei se alguma vez conseguirei ir assim, mas espero poder regressar a Bali mais vezes para reencontrar tudo o que aí me fez tão feliz. Deixo-te o meu email: joanahaderer@gmail.com. Um beijinho e feliz 2014.
    Joana Haderer

    ReplyDelete
  2. Olá Joana! Que linda mensagem, até eu quase chorei quando a li.. é, de facto, uma privilégio ter esta experiência... eu digo-me isto todos os dias para poder vivê-la bem, cada momento. e até nos momentos mais difíceis, quando estamos longe numa terra que não é a nossa e se tem filhos... já sabes que se quiseres ir a Bali, tens uma casa! vou-te mandar um mail para ficarmos em contacto :) um 2014 muito feliz e quem sabe com uma viagem a Bali :) beijinhos***

    ReplyDelete