I am in love with Goa

28.12.14

PT
estou apaixonada por Goa. e que lindo que é nos apaixonarmos por um sítio. é desafiante, mexe connosco, comove-nos, dá-nos alegrias e prega sustos. tal qual. 
aterramos em calangute sem saber para o que vínhamos. fiquei em choque quando chegamos, é arrepiante o cenário turístico.. mas a Goa está lá na senhora Rosy, a nossa vizinha que falou português quando era nova, no pão que nos traz de manhã e que sabe a feito pela nossa avó, na casa linda antiga portuguesa onde estamos.
para mim está a ser emocionalmente super forte estar aqui, um sonho antigo. adoro a mistura de Goa, onde templos hindus convivem ao lado das muitas igrejas das várias ordens. há aqui portugal nas casas lindas senhoriais antigas. aqui sinto a Ilha de Moçambique e vejo Macau. é muito forte! e muito lindo. e também há bali pelos templos e pela comunidade que atrai. e depois a Índia. é muito doido e muito especial. 
estamos a desfrutar de dias de praia maravilhosos com coincidências lindas. está cá a minha sister Beta que nos orientou no primeiro dia, quando ficamos em choque.., depois de agonda tenho de admitir que apanhei um choque cultural com o turismo aqui...mas jantamos no bomras e tudo começou a encaixar. o dono super querido percebeu imediatamente que estávamos meio perdidos e escolheu um jantar bem grounding para as meninas, um arroz de coco com ervilhas e uma galinha gisada. elas acalmaram e depois de uma salada de papaia e um sushi comemos um chocolate fondant maravilhoso e um merengue de morangos delicioso e dormimos todos bem. 
na manhã seguinte fugimos para norte para mandrem passar o dia. e pronto. era aquilo. Mandrem é lindo, calmo, yogi, praia maravilhosa. e depois é também daqueles sítios com aquela energia conectiva.. estou a almoçar com a Beta e olho em frente lá fora e vejo a Clara, minha amiga ashtangi de ubud. e mais ela estava a falar de mim naquele momento! demais.
no dia seguinte fomos para ashvem ao la plage, verry français chiq delicioso, ótima comida e de morrer pelo tali de chocolate. todos os sabores de chocolate e formas de o confeccionar apresentados como o prato indiano cheio de pequenos recipientes de sabores e texturas diferentes. 
à noite passamos pelo marcado noturno e há muito tempo que não via um mercado tão lindo, criativo divertido e organizado! incrível. 
dia de lua e eu sigo a lua. dia de solstício no hemisfério norte, onde regressei para este Natal. e aqui sente-se Natal que é importante sentir, é uma celebração linda que temos de partilhar. estão a ser dias de descanso com a falmilia que estão a saber a ouro. obrigada Goa. Já estás no meu coração. eu rendo-me totalmente, os portugueses sabiam bem escolher onde poisar. eu também acho que vou passar aqui bastante tempo. 

EN
i am in love with Goa. and how good is to be in love with a place, almost as good as to be with love with someone. its inspiring and challenging and makes your heart pump and the stomach full of butterflies.
i have been disconected and enjoying, its also a necessary detox. 
we landed in calangute after some amazing days in the south and we were in shock at first, the turist cenario here can be horrifying... but Goa is there in the small corners. Rosy, our neighbour that used to speak Portuguese when she was young, the bread in the morning tastes like our grand-mother made it, the beautiful old Portuguese house we are staying. its quite a emotional challenge for me to be here, this goan mix between India, Portugal, Mozambique, Macau, for me they are all there... uau.
and then the connections. my sister Beta is here and orientating us and giving the best tips, we went to the markets, how I love these markets! and then i just bump into Clara, my ashtangi friend in the same beach one day like that, its has all been fluid and emotional and perfect. 
the new moon came, the winter solistice was celebrated and the Christmas night in our garden was just perfect. Goa is in my heart. definitely the Portuguese knew how to chose places. i believe i am also going to stay for a while. 


1 comment:

  1. Olá Filipa, tenho seguido tudo mas não tenho comentado (nem sei bem porquê).
    Que 2015 seja recheado de mais fotos lindas como estas, cheias de luz e amor.

    :)

    ReplyDelete