how many surya namaskar A and B?

1.6.17

PT
Muitas vezes os alunos perguntam-me quantos Surya Namaskar ou saudações ao Sol devemos fazer por dia. Quando comecei fazíamos 5x A e 5x B. Fiz assim durante anos sem perguntar ou questionar. Lembro-me que não gostava dos «salutes b», ficava cansada, eram difíceis para mim. Incrível como hoje adoro e faço vários do A e do B quando preciso aquecer. 
Hoje foi um daqueles dias difíceis de prática. Tive um mês de Maio com muita coisa nova a acontecer e sinto agora o cansaço no corpo. mesmo cansada... então hoje apesar de não ter acabado nos suryas, o facto é que eles foram a minha prática. Aqueci e limpei alguma toxina do cansaço.. e sinto-me bem melhor!
Mas voltemos à pergunta inicial. Posso dizer do que fui aprendendo os longo destes anos todos...
Se seguirmos a escola de Sharath Jois, que faço todos os dias, fazemos 5 Surya A e 3 B. É essa a sequência nas suas aulas guiadas. 
Se estamos a aprender, posso sugerir voltar um pouco aos old days e fazer 5 de cada (os mesmo old school faziam 8 de cada ou mais!). A ideia é ganhar energia e construir força. Especialmente se ainda não estamos no final da primary series
Mas, no fim de contas, estamos aqui para nos fazer sentir bem. Para mim o lema é: faz o que se adapta a ti. No Inverno faz mais, no Verão reduz para a contagem tradicional. Mas se paraste por algum tempo e os 8 no total são demais, vai ganhando resistência e adicionando um a um. 
E se não houver mais tempo de prática então os surya namaskar são ótimos para alinhar o corpo e mente logo pela manhã. Faz quantos quiseres. Acima de tudo, enjoy!

Vejam em baixo a sequência em foto o Surya Namaskar A e...
já são antigos mas ainda funcionam bem (qualquer dia aventuro-me a fazer uns novos, acham bem? falem comigo, a vossa opinião é muito importante para mim!)


EN
Students often ask me how many Surya Namaskar or Sun Salutations to the Sun should we should make per day. 
When I started I did 5x A and 5x B. I did it for some years without asking or questioning. I remember that I did not like 'salutes b', I got tired, they were difficult for me. Amazing how I love them today and make a bunch of A and B when I need to warm up. 
Today I had one of those difficult practice days. I had a month of May with a lot of new things happening and I now feel tiredness in my body. So today despite not finishing in the suryas, the fact is they were THE practice. I warmed and wiped some toxin out of tiredness ... and I feel much better! 
But let's return to the initial question. 
I can share what I've been learning through all these years ... 
If we follow Sharath Jois' school, which I do every day, we do 5x Surya A and 3x B. That is the sequence in his guided classes. 
If we are learning, I can suggest going back a little to the old days and doing 5x each (the real old school would do 8x each or more!). The idea is to gain energy and build strength. Especially if we are not yet at the end of the primary series. 
But at the end of the day, we are here to make us feel good. For me the motto is do what suits you best. In winter do more, in summer reduce to the traditional count. If you stopped for a while and the 8 in total are too much, gain resistance and add one by one. And if there is no practice time then the surya namaskaras are great for aligning body and the mind early in the morning. Do as many as you want. Above all, enjoy!


fotos das minhas lindas Rita Ferro Alvim e Mariana Sabido.







No comments:

Post a Comment