nonviolence#yama#ahimsa#vegyfood#ayurvedalove

27.1.14
como sempre tinha tentado pedir refeição vegy no avião de Jakarta para a Índia mas, por qualquer razão, o site não funcionou... senti que não ia haver problema, de alguma forma intuí. na viagem para Colombo, onde fazia escala antes de chegar à Índia, as hospedeiras perguntam logo "vegetarian or no?" percebi que estava já a entrar noutro mundo. no avião para a Índia a ementa é pura vegetariana, um arroz delicioso, com vegetais e um iogurte. refeição maravilhosa para avião!
A Índia é o país do mundo com maior densidade de vegetarianos (por oposição ao Luxemburgo que é o que come mais carne...). perguntam-me porque uma pessoa decide ser vegetariana. penso que há várias razões, hoje em especial, mas para mim a escolha por uma alimentação mais verde prende-se com saúde e em não aceitar a forma como os animais são tratados hoje em dia para consumo de uma sociedade que está visivelmente gorda e por consequência doente.
*
Yama
Ahimsa é o primeiro yama, ou seja, o primeiro comportamento no relacionamento com os outros, de acordo com os 8 passos do yoga. o ashtanga yoga leva-nos ao nirvana, ao absoluto, a deus, samadi em sânscrito.
Ahimsa significa não violência nas palavras, pensamentos ou acções. não causar dor noutros seres vivos, como animais, insectos e plantas. acho lindo. se praticarmos ahimsa na nosso dia-a-dia, todos os conflitos irão acabar.
os indianos, por isso e na sua maioria, não comem animais. para não praticar a violência. penso que é de refletir e é uma atitude maravilhosa e está intrínseca na cultura... diz muito. se não concordarmos, pelo menos podemos tentar diminuir a quantidade de carne que se consome. e se pensarmos que está cheia de hormonas e antibióticos... e que faz de facto mal à saúde... I rest my case.
*
com a pratica de yoga comer bem e cuidar de nós é talvez um dos primeiros benefícios que se sente. começamos o processo detox e o nosso corpo fica mais sensível. sentimos na digestão, sentimos o nosso corpo a mudar, a perceber o que é bom e o que não é, é demais! yoga é também isto, sentir o nosso caminho a mudar. muito para além de apenas umas posturas e nada a ver com exercício físico, para quem confunde :)
*
hoje comecei um curso de cozinha ayurvedica com uma senhora maravilhosa. Praticou anos com Pathabbi Jois e era sua afilhada. aprendeu a cozinhar com a mãe e a mulher de PJ, Ama. hoje comemos eu e o Tiago Prieto (um irmão de Viana que conheci aqui) um dhal maravilhoso, um arroz de lima, uma salada de pepino, chapati, feijão com coco... um manjar dos deuses.
Ayurveda significa ciência da vida. foi uma das melhores descobertas dos últimos anos e muito aprendi com os meus professores Prem e Radha em Bali. Yoga não existe sem Ayurveda. e faz tanto sentido. hei-de partilhar. ayurveda love.
amanhã dou uma receita, estejam atentos :)




India is the biggest vegetarian country in the world. its quite amazing. already in the flight coming here we feel the difference... tried to book my vegy meal but was not possible... somehow felt all would go well. and incredible, immediately they ask in the plain, "vegetarian or non?" as the choice. immediately we understand we are coming into a new culture.
*
in the yogic path one of the 8 limbs is yama. ahimsa is the first yama and means non-violence in words, thoughts or actions. means not to harm beings including animals, insects or plants. isn't this just amazing? its like a step ahead deepened in the culture...
*
if we practice one of the first benefits is that we take care of ourselves. we nourish, we care, we detox and we create a more and more sensitive body. and we change and our body changes. yoga life is just amazing.
*
started today a ayurvedic cooking course with an incredible lady. she practiced with Pathabbi Jois for years and she is his godchild. after 2 hours of coking and sharing knowledge, we ate like food of the gods. chapati, lime rice, cucumber salad, coconut beens...
ayurveda, the science of life is one of the best discoveries of the last years. a lot related with my teachers Prem and Radha. yoga and ayurveda are inseparable actually.
tomorrow I share e recipe. be attentive :)

3 comments:

  1. Obrigada pelo seu blog Filipa.
    Tem-me ajudado muito.

    Catarina

    ReplyDelete
  2. obrigada eu Catarina, a ideia é essa, partilhar informação que sei que pode ser útil no sentido de termos uma vida mais saudável e feliz. Vá dando feed-back. <3

    ReplyDelete
  3. e a paz que se sente? tenho a certeza que tem a aver com o facto de serem vegetarianos, são tão doces. temos tudo a aprender com a mãe Índia <3 eu vou começar a dar lições de yoga a colegas meus em Leiden, e pasma-te: são indianos!!! lindo!

    ReplyDelete